CCIABM
CCIABM
Início » destaque » Moçambique melhora 15 posições no Ranking Doing Business

destaque

Moçambique melhora 15 posições no Ranking Doing Business

31 de outubro de 2014

shutterstock_26749360 - Copia

Moçambique registrou uma importante melhora no “Doing Business 2015”, recentemente divulgado pelo Banco Mundial, ocupando atualmente a 127.ª posição do índice que avalia o ambiente de negócios de 189 países e que é liderado por Singapura, Nova Zelândia e Hong Kong.

Com subidas de entre três a 47 posições nos indicadores “tratamento de autorizações para construção”, “registro de propriedade”, “acesso a crédito” e “resolução de insolvências”, Moçambique passou para o 127.º lugar da tabela, representado uma melhoria de 15 posições face ao último estudo.

Comentando, em Maputo, os resultados do índice, a Ministra dos Recursos Minerais de Moçambique considerou que “é uma notícia muito boa para o governo moçambicano e significa que as reformas que estão sendo feitas começam a fazer efeito”.

Depois de Moçambique, São Tomé e Príncipe foi o segundo país-membro da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) que apresentou a maior subida, sendo atualmente o 153.º mais competitivo do índice, numa melhoria de sete posições face a 2014.

Prestações positivas tiveram igualmente o Brasil (120.º lugar) e Timor-Leste (172.ª posição), contrariando os restantes cinco países da comunidade lusófona, que registraram perdas de posições, destacando-se Cabo Verde, que desceu quatro posições, passando para o 122.º lugar da tabela, como o país que mais pontos perdeu.

À semelhança da Guiné-Bissau, que recuou três posições para o 179.º posto da tabela, também o mais recente membro da comunidade, a Guiné Equatorial, perdeu três posições, ocupando agora o 165.º lugar.

Portugal recuou duas posições, mas mantém o estatuto de país com o melhor ambiente de negócios da CPLP (25.ª posição), o oposto de Angola, que apresenta a pior classificação do índice (181.º) entre a comunidade, e que perdeu uma posição face à última avaliação.

 

Fonte: Adaptado do site Macauhub