CCIABM
CCIABM
Início » Notícias » Segunda ponte sobre o rio Zambeze, inaugurada em Moçambique

Notícias

Segunda ponte sobre o rio Zambeze, inaugurada em Moçambique

14 de novembro de 2014

macauhub.13.11.2014.470

A segunda ponte sobre o rio Zambeze, em Tete, uma obra com 715 metros de comprimento construída por um consórcio de empresas portuguesas, foi quarta-feira inaugurada, depois de se terem iniciado em 2011.

A ponte, que liga a cidade de Tete ao distrito de Moatize, onde se encontram as maiores de jazidas de carvão mineral de Moçambique, ficou pronta em Outubro.

A obra teve um custo de 105 milhões de euros, foi executada por um consórcio português constituído pelas construtoras Mota-Engil, Soares da Costa e Opway e, além da ponte, viaduto e acessos, foram ainda reconstruídos 260 quilômetros das estradas que ligam Tete às fronteiras com o Malawi e o Zimbabwe.

Inserida na concessão “Nova Ponte de Tete e Estradas”, a obra foi projetada para a circulação de viaturas pesadas que, atualmente, transitam pela ponte Samora Machel, aliviando a pressão sobre esta ponte, também sobre o rio Zambeze, que foi construída há mais de 50 anos.

A ponte foi batizada com o nome Kassuende em homenagem a um local situado no distrito de Marávia que, entre 1968 e 1974, funcionou como base logística para o alargamento às províncias de Manica e Sofala da luta armada de libertação de Moçambique.

 

Fonte: Adaptado do site Macauhub