CCIABM
CCIABM
Início » Notícias » Petrobras vai começar a produzir etanol em Moçambique

Notícias

Petrobras vai começar a produzir etanol em Moçambique

29 de maio de 2012

A Petrobras Biocombustível está cotando preços para os equipamentos que serão utilizados em sua usina de etanol em Moçambique, país que aprovou no ano passado a mistura de 10% do biocombustível à gasolina.

Segundo o presidente da Petrobras Biocombustível, Miguel Rosseto, a empresa vai investir inicialmente US$ 20 milhões e pretende produzir 20 mil metros cúbicos (20 milhões de litros) por ano para atender o mercado moçambicano.

“Já produzimos açúcar em Moçambique indo agora dar início à produção de etanol a partir do melaço”, explicou Rosseto durante evento promovido pelo BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) de apoio a investimentos brasileiros na África.

Os investimentos serão feitos através da Guarani, empresa associada da Câmara de Comércio, Indústria e Agropecuária Brasil-Moçambique – CCIABM e coligada da Petrobras Biocombustível. A Petrobras adquiriu 45,7% do capital da Guarani em 2010.

“Já assinamos um memorando de entendimento em dezembro do ano passado e estamos aguardando o marco regulatório de Moçambique. Já definiram o E10 (10% de mistura), mas há um conjunto de detalhamentos importantes, como a estrutura de distribuição, as responsabilidades da mistura e os preços”, disse o executivo, que acredita na conclusão deste processo ainda no primeiro semestre deste ano.

 

Fonte: Adaptação Folha de São Paulo e Macauhub