CCIABM
CCIABM
Início » Notícias » Parque Gorongosa: tesouro paleontológico

Notícias

Parque Gorongosa: tesouro paleontológico

19 de novembro de 2015

 

mocambique_florafauna

O Parque Nacional da Gorongosa, localizado na região central de Moçambique, vai acolher uma das mais importantes pesquisas paleontológicas, que poderá contribuir para compreensão da evolução humana.

O Parque foi selecionado devido à sua localização estratégica, no chamando Grande Vale do Rift Africano, entre duas das principais áreas onde surgiram os primeiros seres humanos, logo com enorme potencial arqueológico e paleontológico.  Por isso, a região é conhecida como grande reservatório de conhecimento e é particularmente favorável a pesquisa e descoberta de fósseis.

Conforme a pesquisadora que irá coordenar a pesquisa, a área é extrema importância para a compreensão da história da evolução, e muitos dos dados levantados até o presente são de proveniência de pesquisas realizadas na região leste do continente africano.

Ainda segundo os pesquisadores responsáveis, o objetivo é entender todo o ecossistema da reserva, considerando especialmente a fauna presente, para perceber por quanto tempo e em quais condições os humanos primitivos habitaram a região.  E assim, completar mais uma peça do quebra-cabeça da evolução humana.

Para Moçambique, a disposição de um projeto e de um centro altamente especializado trará vantagens e visibilidade, pois se trata de um sítio arqueológico ainda não estudado que pode trazer conhecimento científico relevante para toda comunidade internacional.

Fonte: Adaptado de Notícias Sapo MZ