CCIABM
CCIABM
Início » Notícias » Nampula: Abastecimento de água vai duplicar até 2013

Notícias

Nampula: Abastecimento de água vai duplicar até 2013

13 de setembro de 2011

A capacidade de captação e abastecimento de água na cidade de Nampula deverá duplicar até 2013, quando serão concluídas as obras de reconstrução e ampliação do sistema de abastecimento atual, afirmou o diretor executivo da Millennium Challenge Account (MCA) – Moçambique, Paulo Fumane.

O sistema de abastecimento de água de Nampula passará de 20 mil metros cúbicos por dia para 40 mil, ficando estabelecidas as condições para que meio milhão de habitantes passe a ter acesso à água potável, o dobro das atuais.

O atual sistema só consegue disponibilizar 16 mil metros cúbicos nos 440 quilômetros de rede de distribuição e num período de 22 horas ao dia.

Com as obras lançadas, espera-se o aumento da capacidade de captação, transporte, reserva e distribuição, o que passa pela reparação e expansão da estação de bombagem existente, a ampliação da estação de tratamento para a reposição da sua capacidade nominal de 20 mil metros cúbicos de água por dia, a instalação duma nova com capacidade igual, o estabelecimento duma nova conduta e novos reservatórios com capacidades de 1500 e 5000 metros cúbicos.

Fonte: Adaptação Club of Mozambique