CCIABM
CCIABM
Início » Notícias » Moçambique vai receber pacote financeiro para desenvolver a agricultura no centro do país

Notícias

Moçambique vai receber pacote financeiro para desenvolver a agricultura no centro do país

2 de setembro de 2010

Moçambique vai receber da Aliança para a Revolução Verde em África  (AGRA, na sigla em inglês) um pacote financeiro ainda não especificado para financiar o desenvolvimento da agricultura na região do Corredor da Beira, no centro do país, informou o ministro da Agricultura, Soares Nhaca.

Citado pelo diário Notícias, de Maputo, Soares Nhaca disse ainda que em Setembro próximo será lançada uma linha  de crédito no valor de 120 milhões de meticais (3,2 milhões de dólares) para apoiar a produção, processamento e comercialização agrícola nas províncias de Manica, Sofala e Zambézia.

O ministro informou também ter sido lançado um concurso no âmbito do Fundo Catalítico (fundo gerido pelo Banco Mundial que recebe contribuições periódicas de vários países doadores) no valor de 20 milhões de dólares, doados pela Noruega, para financiar, a título de crédito sem garantia, atividades agrícolas na região centro do país.

Sobre o projeto de apoio à produção agrícola no Corredor da Beira, Soares Nhaca disse que o governo está finalizando atualmente  a documentação necessária a fim de submetê-la aos financiadores da iniciativa.

A AGRA é uma organização liderada pelo antigo secretário-geral das Nações Unidas, Koffi Annan, tendo sido criada para ajudar os pequenos agricultores africanos a sair da pobreza e da fome através do aumento da produtividade agrícola tendo por base a utilização de métodos modernos.

A fim de dar corpo à iniciativa, as Fundações Gates e Rockfeller disponibilizaram montantes no valor de 100 milhões e 50 milhões de dólares, respectivamente, para um período de cinco anos.

A capital do Gana, Acra, acolhe de 2 a 4 de Setembro próximo um fórum sobre a revolução verde em África, evento no qual deverá ser feita a avaliação dos avanços alcançados pelo programa.

Fonte: macauhub