CCIABM
CCIABM
Início » Notícias » Investimento público em Moçambique triplicou em cinco anos

Notícias

Investimento público em Moçambique triplicou em cinco anos

18 de julho de 2011

O investimento público em Moçambique passou de 19 mil milhões de Meticais em 2006 para 57,1 mil milhões de Meticais em 2010, tendo-se concentrado na educação, saúde, infraestruturas e recursos minerais, afirmou o ministro das Finanças Manuel Chang.

Citado pelo Diário Notícias, de Maputo, Chang acrescentou que em relação  ao Produto Interno Bruto (PIB) o investimento público passou de 10,5% em 2006 para 13,5% em 2010.

Em 2010 o PIB cresceu em termos reais 6,5%, um aumento de 0,1 pontos percentuais em relação a 2009, desempenho que foi impulsionado pelos setores da agropecuária, indústria transformadora, serviços de comércio e reparação, transportes e do setor de comunicações.

Ao discursar recentemente na conferência comemorativa dos 15 anos do Banco Comercial e de Investimento (BCI), Manuel Chang referiu que o governo está ciente da imperiosa necessidade de complementar o investimento público com parcerias público-privadas e concessões empresariais.

Para o governante, tais parcerias irão permitir a realização de investimentos em áreas de domínio público. Para que assim se possa ter o desenvolvimento de infraestruturas e mecanismos dinamizadores dos processos produtivos e da atividade privada geradora de emprego e rendimento de forma mais competitiva.

A necessidade de complementaridade levou  que a Assembleia da República aprovasse, sob proposta do governo, a Lei sobre Parcerias Público-Privadas, Projetos de Grande Dimensão e Concessões Empresariais, por forma a estabelecer-se um quadro jurídico-legal mais abrangente sobre a intervenção e complementação do setor privado em áreas de domínio público.

Fonte: Adaptação Club of Mozambique.