CCIABM
CCIABM
Início » Informações » Gás Natural

Gás Natural

shutterstock_70243174

Moçambique já é o 13º país no mundo com mais reservas de combustíveis fósseis. Somente em 2012 foram descobertos mais de 100 bilhões de pés cúbicos de gás natural em solo nacional. A região norte do Rio Rovuma, na província de Cabo Delgado, é hoje a mais promissora para o desenvolvimento do setor de óleo e gás no país.

Em 2010, a Anadarko e a ENI, anunciaram order dissertation online descobertas de 33 a 38 trilhões de pés cúbicos de gás natural recuperável ao longo da costa na bacia do Rovuma. Como líder na exploração em águas profundas, a Anadarko identificou características geológicas na Bacia do Rovuma que a tornam uma área atrativa para a empresa procurar petróleo ou gás natural.

O projeto de pesquisa e exploração da bacia do Rovuma é liderado pelas empresas; Anadarko Petroleum, a Empresa Nacional de Hidrocarbonetos (ENH) de Moçambique e pela Ente Nazionale Idrocarburi (ENI). Além das previamente citadas, outras grandes companhias como a Sasol Petroleum International, Petronas, Mitsui & Co também estão envolvidas no projeto.

O valor do investimento atual gira em torno de US$ 25 bilhões para o desenvolvimento de uma cadeia de valor que inclui desde implantação das indústrias à centros de gaseificação. O próprio Banco Mundial tem se atrelado ao governo de Moçambique no intuito de apoiar os planos de desenvolvimento do setor de óleo e gás.

  

       Área da bacia do Rovuma

Com estas descobertas, se confirmado a presença de quantidades comerciais de gás natural, o próximo passo para o seu desenvolvimento será a finalização de um acordo com o governo de Moçambique, que conduzirá o desenvolvimento e a operação de instalações de gás natural liquefeito e de terminais de exportação.

Consciente de sua missão em promover o fomento dos fluxos de investimento e comércio exterior entre Brasil e Moçambique, a CCIABM tem trabalhado de forma a promover diversas iniciativas que possam aproximar o empresariado brasileiro das oportunidades de negócios e investimentos existentes no setor energético de Moçambique.

  • No campo institucional, destaca-se a equipe de comunicação da CCIABM, que cotidianamente trabalha para manter o empresariado brasileiro atualizado e informado sobre as oportunidades de negócios que Moçambique tem a oferecer no setor energético de Moçambique.
  • Além dos Seminários de Oportunidades em Moçambique, que são realizados nas principais capitais brasileiras com o intuito de informar empresários e investidores brasileiros das mais diversas oportunidades de investimento em Moçambique

 

  • No âmbito dos negócios, destaca-se o trabalho de inteligência de mercado da CCIABM, que cotidianamente realiza pesquisas visando mapear todo o setor energético de Moçambique, e oferecendo aos seus associados, as informações imprescindíveis para firmar negócios e realizar investimentos no ramo do Gás Natural em Moçambique.
    Além de nossa assessoria para a informação das principais cadeias logísticas, e  aproximação tanto de líderes dos projetos em andamentos quanto com autoridades governamentais, contando com ampliação da rede de contatos em Moçambique.

 

Se você se interessa pelas oportunidades de negócios e investimentos no setor de Óleo & Gás em Moçambique, entre em contato conosco, pelo e-mail: contato@cciabm.com ou pelos telefones: +55 31 3243-3012 (BR) / +258 84 146-1019 (MZ).