CCIABM
CCIABM
Início » Notícias » FAO transfere para Moçambique secretariado da Comissão de Pescas do Sudoeste do Oceano Índico

Notícias

FAO transfere para Moçambique secretariado da Comissão de Pescas do Sudoeste do Oceano Índico

13 de novembro de 2014

FAO-logo

A sede do secretariado da Comissão de Pescas do Sudoeste do Oceano Índico (SWIOFC) vai ser transferida para Maputo nos termos de um acordo assinado quarta-feira entre Moçambique e a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO).

A decisão, que de acordo com o jornal Notícias, de Maputo, visa promover o uso sustentável dos recursos marinhos vivos da região ocidental do Oceano Índico, será executada através da gestão e do desenvolvimento apropriados dos recursos sem violar os direitos soberanos dos Estados costeiros e da resposta a problemas comuns de gestão e desenvolvimento de pescas enfrentados pelos Estados membros da Comissão.

O SWIOFC foi estabelecido em 2004 e tem atualmente sede em Harare, a capital do Zimbabwe, afirmando o jornal que a transferência deste mecanismo de controle advém do compromisso que Moçambique vem demonstrando na utilização sustentável dos recursos da região ocidental do Oceano Índico.

Atualmente, além de Moçambique e Zimbabwe, são também membros a África do Sul, Ilhas Comores, França, Iémen, Madagascar, Ilhas Maurícias, Moçambique, Quénia, Seicheles, Somália e Tanzânia.

 

Fonte: Adaptado do site Macauhub