CCIABM
CCIABM
Início » Notícias » Especialistas Moçambicanos e Brasileiros estudam modernização do INSS

Notícias

Especialistas Moçambicanos e Brasileiros estudam modernização do INSS

13 de junho de 2011

Moçambique vai passar a contar com um sistema de segurança social modernizado até Dezembro deste ano. Pra isso, técnicos moçambicanos e brasileiros encontram-se reunidos, em Maputo, para trabalhar em prol da idéia.

Em contato com jornalistas, o presidente do Conselho de Administração do Instituto Nacional de Segurança Social (INSS), Inocêncio Matavel, disse que esse processo já começou com a concepção das necessidades e objetivos do projeto, trabalho que está sendo realizado com o apoio do Brasil.

Este projeto faz parte do pacote de cooperação entre Moçambique e Brasil. Os dois governos já assinaram um acordo de cooperação técnica para a segurança social.

No âmbito desse acordo, Brasil tem enviado técnicos para apoiar Moçambique a seguir os passos necessários para a informatização do sistema de segurança social.

Brasil é um país com uma larga experiência nessa área, sendo possível cadastrar um reformado em apenas cinco minutos. Atualmente, o sistema de Previdência Social do Brasil beneficia um universo de 240 milhões pessoas (entre reformados e pensionistas), contra apenas um milhão de beneficiários cadastrados pelo INSS de Moçambique.

Para a Agência de Cooperação Brasileira (ABC), o maior desafio em relação a este e outros projetos é garantir a sua sustentabilidade.

“Nós precisamos de real participação de ambas as partes para podermos garantir a sustentabilidade dos nossos projetos de cooperação”, disse Paulo Lima, gerente da cooperação brasileira com os países da língua portuguesa.

Fonte: Adaptação Club of Mozambique