CCIABM
CCIABM
Início » Notícias » Cresce peso do turismo na economia de Moçambique

Notícias

Cresce peso do turismo na economia de Moçambique

15 de junho de 2012

 

Indicadores do setor do turismo indicam que a marca de chegadas internacionais de visitantes já ultrapassa a faixa dos 2 milhões e que as receitas contabilizam mais de 230 milhões de dólares. Discursou o Primeiro Ministro Aires Ali, na sessão de abertura da Terceira Reunião Nacional do Turismo, que juntou em Maputo operadores do ramo para buscar soluções e formas de agregar valor às melhores práticas, tendo como meta aprimorar a estratégia de intervenção do setor do turismo na economia nacional.

“O turismo é uma atividade de grande dinamismo, seja no mundo em geral, seja em Moçambique em particular. Em 2011, o turismo mundial registrou um crescimento em torno de 4,4% nas chegadas internacionais, comparado com 2010”, disse Aires Ali, em clara demonstração da importância deste setor no mundo.

No encontro de apenas um dia, sob o lema “Por um Turismo Dinamizado a Economia Nacional”, Aires Ali disse que os indicadores de crescimento registrados no ano de 2011 contribuíram com 5% do Produto Interno Bruto Mundial e com cerca de 6% das exportações totais mundiais, contrariando os efeitos da crise mundial.

O setor do turismo no país tem demonstrado nos últimos anos, um crescimento em relação à economia nacional e ocupa um dos primeiros lugares em termos de atração de investimentos.

Em seu discurso, o Primeiro Ministro aponta o turismo como uma das maiores “indústrias exportadoras” com efeitos importantes na balança de pagamentos, na manutenção de saldos e de reservas cambiais, embora isso ocorra timidamente nas economias.

“Neste sentido, tenho prazer em destacar a implementação de cerca de 48 novos projetos de investimento no turismo, entre os anos de 2011/12 e, até hoje, emprega cerca de 42 mil trabalhadores no setor”, sublinhou o Primeiro Ministro.

 

Fonte: Adaptação do site Club of  Mozambique