CCIABM
CCIABM
Início » Notícias » Consórcio da Índia recebe primeiro carregamento de carvão de Moçambique

Notícias

Consórcio da Índia recebe primeiro carregamento de carvão de Moçambique

19 de novembro de 2014

macauhub.19.11.2014.470

O primeiro carregamento de carvão mineral extraído em Moçambique pelo consórcio International Coal Ventures Ltd deve chegar à Índia até o dia 24 de Novembro, disse C.S. Verma, presidente do consórcio de empresas estatais indianas.

No mês de julho, o ICVL, consórcio constituído pelas empresas estatais indianas Coal India, Steel Authority of India, National Thermal Power Corporation (NTPC), National Mineral Development Corporation (NMDC) e Rashtriya Ispat Nigam Limited (RINL), assinou um acordo para comprar por 50 milhões de dólares uma participação de 65% na mina de Benga e de 100% nas de Zambeze e Tete Oriental ao grupo anglo-australiano Rio Tinto, que havia pago 3,7 mil milhões de dólares.

C.S. Verma disse ainda à agência noticiosa Press Trust of India que este carregamento inicial tem como destino a Steel Authority of India, empresa a que ele próprio preside.

Benga, a única das três minas em atividade, produz cerca de 5 milhões de toneladas de carvão mineral por ano, havendo planos para aumentar para 12 milhões de toneladas a extração anual de carvão.

O consórcio International Coal Ventures Ltd foi constituído em 2009 a fim de assegurar o fornecimento a longo prazo de matérias-primas para a indústria siderúrgica da Índia.

 

Fonte: Adaptado do site Macauhub