CCIABM
CCIABM
Início » destaque » CCIABM visita órgãos oficiais do Governo brasileiro em Brasília

destaque

CCIABM visita órgãos oficiais do Governo brasileiro em Brasília

22 de março de 2011

Entre os dias 28 de fevereiro e 02 de março de 2011, o corpo de Diretores da Câmara de Comércio, Indústria e Agropecuária Brasil-Moçambique, formado pelo Diretor Executivo Sr. Rodrigo Oliveira, o Diretor Sr. Paulo Rage e o Gerente Nacional Sr. Fábio Vale realizaram reuniões com responsáveis pela área internacional e de comércio exterior de alguns órgãos oficiais do Brasil.

Essas visitas tiveram o objetivo principal de receber um feedback de como tais órgãos têm tratado e visto as relações bilaterais entre Brasil e Moçambique, além de poder relatar o trabalho feito pela CCIABM ao longo do tempo e apresentar os principais projetos para 2011.

O corpo Diretivo teve reuniões com a ABDI (Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial), APEX (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), BNDES (Banco Nacional do Desenvolvimento), Embaixada de Botsuana, MDIC (Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior), MRE (Ministério das Relações Exteriores), além de empresas privadas de diversos segmentos.

De um modo geral todas essas instituições já possuem experiências com o continente africano, sendo que algumas como a ABDI e a APEX já realizaram ou fizeram contribuições para projetos em Moçambique, além do MDIC que realizou uma Missão Empresarial no ano de 2009 para a África, tendo Moçambique como um dos principais destinos. Algumas demandas foram apontadas, tais como o incremento do contato entre o empresariado brasileiro e o empresariado moçambicano. Um conhecimento mais aprofundado desses órgãos sobre Moçambique e como esse oferece de fato boas oportunidades para as empresas brasileiras também foi bastante requisitado.

Diante do cenário apresentado, a Câmara de Comércio, Indústria e Agropecuária Brasil-Moçambique se prontificou em estabelecer um contato mais direto com tais órgãos, no intuito de mantê-los informados acerca das novidades que ocorrem em Moçambique. Dessa forma, acredita-se que o comércio bilateral entre esses países cresça cada vez mais.

Apesar de todas as dúvidas, as experiências dessas instituições confirmam a confiabilidade do país africano no quesito investimentos e todos apontaram uma perspectiva positiva tanto para o comércio, como também para a inserção de novos projetos ao longo dos próximos anos.

Departamento de Comunicação da CCIABM