CCIABM
CCIABM
Início » Notícias » CCIABM fomenta o estreitamento da relação Brasil – Itália – Moçambique

Notícias

CCIABM fomenta o estreitamento da relação Brasil – Itália – Moçambique

10 de junho de 2011

A Câmara de Comércio, Indústria e Agropecuária – CCIABM, juntamente com o Consulado da República de Moçambique participou, nesta quinta-feira, dia 9/06, de uma solenidade realizada na sede da Prefeitura Belo Horizonte/MG.  O evento tratou das ações e resultados finais do programa “Infanzia-Infância: a cooperação Itália-Brasil na Educação Infantil”, que começou em 2006, e do lançamento do projeto “EDUCA”, cooperação entre Brasil, Itália e Moçambique.

A cerimônia contou com as presenças do Diretor Executivo da CCIABM, Sr. Rodrigo Oliveira, da Secretária Municipal de Educação, Sra. Macaé Evaristo, do Secretário Municipal Adjunto de Relações Internacionais, Sr. Rodrigo Perpétuo, do Prefeito de Reggio Emilia (Itália), Sr.Graziano Delrio, do Cônsul da República de Moçambique no Brasil, Exmo. Sr. Deusdete Gonçalves, entre outras autoridades Italianas e Brasileiras.

Composto por Brasil, Moçambique e Itália, o projeto “EDUCA” consiste em ações trilaterais de intercâmbio entre autoridades e associações locais, a fim de fortalecer parcerias, associações e redes, no âmbito local e internacional. O projeto visa à melhoria dos padrões de vida e inclusão social das cidades de Pemba (Província do Cabo Delgado, em Moçambique) e Belo Horizonte/MG, tendo o suporte técnico da cidade de Reggio Emilia (região Emilia Romana, na Itália).

Graziano Delrio, prefeito de Reggio Emilia, afirmou que o investimento na área de Educação é o primeiro passo para o desenvolvimento de uma cidade. “Não existe desenvolvimento de uma cidade se não houver educação de qualidade para crianças e se os direitos delas não forem garantidos pelo poder público”, disse. Segundo ele, o projeto de cooperação é a prova do quanto é importante estreitar relações entre as nações.

Fonte: Adaptação Prefeitura de Belo Horizonte