CCIABM
CCIABM
Início » Notícias » ABDI e Fundação CERTI apresentam novos projetos para Moçambique

Notícias

ABDI e Fundação CERTI apresentam novos projetos para Moçambique

1 de maio de 2011

No dia 27/04/2011 foi realizado um evento que contou com a parceira da Federação de Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo – Fecomercio e da Câmara de Comércio, Indústria e Agropecuária Brasil-Moçambique – CCIABM. O evento que teve como objetivo apresentar dois pré-projetos de industrialização em Moçambique aconteceu na sede da Fecomercio em São Paulo-SP.

Os estudos apresentados no evento sobre a potencialidade de instalação de unidades fabris de processamento de frutas tropicais e de embalagens metálicas foram coordenados pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial – ABDI. Estes estudos foram feitos a pedido da Fundação Centro de Referência de Tecnologias Inovadoras – CERTI, que é uma empresa de Florianópolis-SC com a missão de apoiar empresas no desenvolvimento e modernização de seus produtos e processos, com inserção da tecnologia de informática.

O evento foi divido em dois grandes momentos. Um primeiro momento na parte da manhã, dedicado à apresentação do projeto de instalação de uma indústria de processamento de frutas tropicais em Moçambique, que após análises feitas se localizará a princípio na Província de Inhambane. Estiveram presentes empresários brasileiros e especialistas da área.
A parte da tarde foi dedicada à apresentação do projeto de instalação de uma fábrica de embalagens metálicas para alimentos e bebidas, que após estudos verificou-se que a melhor localização para tal fábrica seria na Província de Maputo.
Ambos os projetos foram bem apresentados e embasados com um planejamento bastante preciso que envolve levantamento de demanda estimada, produtos a serem fabricados, custos do projeto, layout das fábricas, investimentos e os recursos humanos que serão necessários.

Uma vez que as temáticas apresentadas eram bastante específicas, estiveram presentes empresários e interessados dos ramos em ambos os momentos, no entanto, algumas presenças foram notadas tanto na parte da manhã, quanto na parte da tarde. Dentre elas é possível citar:

- Diretor Executivo da CCIABM – Rodrigo de Oliveira;
- Especialista em Projetos de Cooperação Industrial da ABDI – Ricardo Gonzaga;
- Engenheiro e Representante do Departamento de Internacionalização do BNDES – Augusto Cesar Dias;
- Gerente de Projetos da ABDI – Larissa de Freitas Querino;
- Representante do Departamento de Promoção Comercial da Fecormercio – Jean-Claude;
- Responsável pelo Projeto de Processamento de Frutas Tropicais (Fundação CERTI) – Thiago Mantovani;
- Responsável pelo Projeto de Embalagens Metálicas (Fundação CERTI) – Renato Larroyd;
- Diretor Executivo da Fundação CERTI – Carlos Fadul.

Esse evento realizado no Brasil teve como objetivo apresentar os projetos aos empresários do setor e poder levantar possíveis parceiros e interessados em materializar tais projetos. Essa experiência será levada também ao Moçambique com previsão para o final de junho e início de julho deste ano, no intuito de angariar empresas moçambicanas interessadas em se tornarem parceiras das empresas brasileiras nesses projetos.

Mais uma vez, um evento realizado por entidades de grande renome mostrou as potencialidades que Moçambique possui e tem a oferecer ao empresariado brasileiro.

Fonte: Departamento de Comunicação da CCIABM